Com base nessa experiência, a equipe do blog detectou cinco aspectos do empreendedorismo que merecem atenção especial de qualquer pessoa que tenha ou pretenda abrir seu próprio negócio.
Planejamento
Sabe por que Ayrton Senna era imbatível na chuva? Sim, claro que ele era talentosíssimo. Mas desde garoto, quando corria no kart, ele ia para a pista quando começava a chover. Enquanto outros voltavam para casa, ele ia treinar debaixo do temporal. O mesmo exemplo vale para o empreendedor. Muita gente abre logo a empresa, começa a trabalhar, mas não se prepara para isso, confiando apenas no talento. Elaborar um plano de negócios é essencial para atingir o sucesso. Afinal, como alcançar um objetivo se nem você sabe qual é?
A sua empresa pode ser muito pequena. Pode ter apenas um funcionário. Mas toda viagem, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo. Você pode ser o patrão, mas, acredite: um funcionário pode destruir a sua empresa. E a culpa é dele? Não, é sua. Por isso, o empreendedor precisa ler, pesquisar e aprender mais sobre liderança. Existem técnicas para seleção de colaboradores, e não se pode contratar alguém apenas porque você “foi com a cara” dele. Foi-se o também o tempo em que o chefe mandava e o empregado obedecia sem pestanejar nem reclamar. Hoje em dia, é preciso conquistar os corações e mentes para motivar a sua equipe. E se você fez direitinho o planejamento do seu negócio, você saberá aonde quer chegar e poderá cobrar objetivos dos seus funcionários.
Se você contratou, treinou e motivou seus colaboradores, o bom atendimento ao cliente será uma consequência quase natural. Hoje em dia, com tantos produtos aparentemente parecidos e preços muito próximos, o que pode fazer toda a diferença é como o consumidor se sente no seu estabelecimento. Da mesma forma que os funcionários precisam se sentir bem tratados, o cliente também considera isso essencial – mesmo que nem se dê conta disso. Consciente de seus direitos, ele não quer ter a sensação de que tudo que você quer dele é o seu dinheiro. Para isso, também existem técnicas e o empresário tem que ler, pesquisar e acompanhar as tendências.
Muita gente ainda tem muita resistência às novas tecnologias de comunicação. Não é para menos. A cada dia surgem novos equipamentos, aparelhos, softwares e mídias sociais. Quando você se acostuma com uma coisa, aparece outra que todo mundo parece adorar – menos você. Afinal, se já dá tanto trabalho tocar o negócio no mundo real, como arrumar tempo para administrá-lo no virtual? É verdade. Mas não tem outro jeito. Estar na internet não é mais uma opção, um diferencial, mas sim uma necessidade. O lado bom disso é que vale a pena. Lembre-se de que, na tela do computador, sua empresa tem o mesmo tamanho de uma multinacional. Além disso, a internet faz parte do atendimento ao cliente simplesmente porque ele está lá.
Você sabe o que é margem de contribuição? E apuração de resultados? E ponto de equilíbrio? Uma grande quantidade de empreendedores nunca ouviu falar dessas expressões. E isso é um problema. Finanças e contabilidade são como chuva para muitos pilotos. Mas se você quiser ser um Ayrton Senna no seu ramo, precisa aprender. Mesmo com um negócio bem planejado, com uma equipe motivada e com muitos clientes satisfeitos, sua empresa pode ir por água abaixo sem uma boa gestão financeira. Quando malfeita, ela é uma bomba-relógio. Aquilo que parece lucro pode ser na verdade prejuízo.
Fonte: Blog do Empreendedor
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