No mercado das micro e pequenas empresas hoje, o que faz a diferença diante da concorrência são pontos como a qualidade do produto ou serviço e a excelência no atendimento. Outras ações voltadas para o consumidor e até políticas de responsabilidade social são critérios que passaram a influenciar o comportamento do consumidor recentemente. Fábio Bandeira de Mello, colunista do portal Administradores, recomenda 7 ações que podem ser utilizadas para diversificar a sua estratégia de marketing para incluir as novas vertentes que devem ser trabalhadas pelas pequenas empresas, como inovação, posicionamento de marca e desenvolvimento de produtos. Veja a seguir quais são.
• Utilizar canais de comunicação como redes sociais, blogs, fotologs, instant messaging, SMS, etc., para aperfeiçoar o diálogo com o consumidor;
• Trabalhar pela integração e consistência entre todos os canais de atendimento;
• Entender a melhoria do atendimento/serviços ao cliente como um grande desafio;
• Realizar periodicamente pesquisas de satisfação;
• Valorizar os funcionários com ações de prevenção, plano de carreira e redução da rotatividade;
• Monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos canais do Contact Center;
• Engajar-se em ações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.
Fonte: Blog dos Empreendedores
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